A história do Rotary

O primeiro clube de serviços do mundo foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris e três amigos se encontraram em um pequeno escritório no centro de Chicago. Esses homens queriam reacender na cidade da virada do século o espírito de amizade que conheceram em suas cidades. A notícia do clube logo se espalhou e outros foram convidados a participar. Eles nomearam seu novo clube como "Rotary" para descrever a prática de reunir-se rotativamente nos vários locais de negócios dos associados.

Os quatro primeiros rotarianos: (da esquerda para a direita) Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul Harris.

Originalmente formado para a irmandade, o primeiro Rotary Club evoluiu rapidamente para usar os talentos e recursos de seus associados para servir a comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 membros. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em San Francisco, Califórnia, EUA. No ano seguinte, mais três clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um quarto na cidade de Nova York. Em alguns anos, outros grupos formaram clubes de serviço com base no modelo do Rotary.

Primeira Convenção do Rotary

A primeira convenção do Rotary foi realizada no Hotel Congress, em Chicago, em agosto de 1910.

A Associação Nacional de Rotary Clubs foi organizada na época com 16 membros do clube. O fundador do Rotary, Paul Harris, foi eleito o primeiro presidente da associação.

 

 

Crescimento internacional do Rotary

Durante o ano rotário de 1911-1912, a associação se internacionalizou com a fundação de um clube em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Logo, o Rotary atravessou o Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs, que se tornou a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, adotou o nome Rotary International (RI) em 1922.

Antes de completar 20 anos, a associação rotária havia crescido para incluir cerca de 200 clubes com mais de 20.000 associados em todo o mundo:

  • O primeiro Rotary Club da América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.
  • O primeiro clube da Ásia foi fundado em Manila, Filipinas, em 1919.
  • Em 1921, Rotary Clubs foram organizados pela primeira vez na Europa continental (Madri, Espanha), África (Joanesburgo, África do Sul) e Austrália (Melbourne).

Trabalhando pela paz

Fundação Rotária

À medida que o Rotary crescia, seu escopo de atividades também aumentava. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rotary descobriu novos pontos de atendimento - em unidades de ajuda humanitária e fundos de paz em casa e em emergências no exterior. Em 1917, o presidente cessante do RI, Arch Klumph, propôs o estabelecimento de um fundo de doações, que em 1928 se tornou a Fundação Rotária. A Fundação concedeu sua primeira doação humanitária (US $ 500) em 1930 à Sociedade Internacional para Crianças Cripuladas. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos clubes que haviam sido dissolvidos durante o conflito foram restabelecidos e iniciaram novos projetos de serviços, incluindo esforços de ajuda a refugiados e prisioneiros de guerra.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Rotary International enviou a maior delegação de organização não governamental à Conferência das Nações Unidas para a Carta, realizada em 1945 em São Francisco. Quarenta e nove rotarianos foram delegados, assessores e consultores da conferência. Uma conferência de ministros e observadores da educação patrocinada pelo Rotary, realizada em Londres em 1943, foi a inspiração para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (UNESCO), criada em 1946.

A Fundação Rotária teve um crescimento modesto até 1947, quando os rotarianos fizeram um número significativo de contribuições em memória de Paul Harris, falecido em janeiro de 1947. Nesse mesmo ano, a Fundação lançou seu primeiro programa, Bolsas de Pós-Graduação (hoje denominadas Bolsas Embaixadoras), enviando 18 estudantes no exterior para sete países. Hoje, aproximadamente 1.300 estudantes estudam no exterior como bolsistas do Rotary todos os anos.

Dois dos programas do Rotary para jovens, Rotaract e Interact, foram iniciados na turbulenta década de 1960. Os clubes Interact (para jovens de 14 a 18 anos) e Rotaract (para jovens de 18 a 30 anos) operam sob a orientação de um Rotary Club patrocinador e oferecem aos jovens oportunidades de serviços comunitários e desenvolvimento de liderança, além de promover a paz e o entendimento internacionais. O serviço aos jovens continua sendo um foco importante do Rotary.

Rotary hoje

O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Pólio Plus - uma campanha massiva para erradicar a pólio até o ano de 2005. Realizado com a cooperação de governos nacionais e agências intergovernamentais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o PolioPlus é um paradigma para a colaboração do setor público / privado na luta contra a doença. O PolioPlus ajuda a apoiar programas nacionais e regionais de erradicação da poliomielite, fornecendo vacinas, apoio à vigilância e mobilização social. Até o ano de 2005 - data prevista para a certificação de um mundo livre da pólio - as contribuições dos rotarianos para o esforço global de erradicação da pólio atingirão meio bilhão de dólares.

Mulheres no Rotary

Admitida pela primeira vez em 1987, as mulheres são hoje o segmento de associados que mais cresce no mundo, e cada vez mais ocupam cargos de liderança dentro da organização. Mais de 2.000 mulheres atuam como presidentes de clube e as mulheres também estão assumindo rapidamente papéis de liderança regional. Atualmente, cerca de 1,2 milhão de homens e mulheres profissionais pertencem a mais de 30.000 clubes em todo o mundo.

O Rotary continua crescendo internacionalmente. Após o colapso da Cortina de Ferro, os Rotary Clubs dissolvidos durante a Segunda Guerra Mundial foram restabelecidos na Europa Central e Oriental. Em 1990, Rotary Clubs foram formados na Rússia pela primeira vez e outras ex-repúblicas soviéticas logo se seguiram. O Quirguistão, uma vez parte da União Soviética, é uma adição recente.

Hoje, o Rotary International incentiva seus clubes a concentrarem-se em um amplo espectro de atividades de serviços, como fome, meio ambiente, prevenção de violência, analfabetismo, prevenção de abuso de drogas, erradicação da poliomielite, jovens, idosos e conscientização e educação sobre AIDS. Rotary Clubs de todo o mundo estão unidos sob o lema “Serviço acima de si”.

Você já se perguntou por que o ano rotário começa em 1º de julho?

A convenção internacional inicialmente teve um papel fundamental na determinação da data de início de nossa fiscalização e ano administrativo.

O primeiro ano fiscal do Rotary começou no dia seguinte ao término da primeira convenção, em 18 de agosto de 1910. O ano fiscal de 1911-12 também se relacionou à convenção, começando com o primeiro dia da convenção de 1911 em 21 de agosto.

Em sua reunião de agosto de 1912, o Conselho Diretor ordenou uma auditoria das finanças da Associação Internacional de Rotary Clubs. Os auditores recomendaram que a organização encerrasse seu exercício fiscal em 30 de junho para dar tempo ao secretário e ao tesoureiro para preparar um demonstrativo financeiro da convenção e do conselho diretor e determinar o número adequado de delegados de clube à convenção.

O comitê executivo concordou e, em sua reunião de abril de 1913, designou 30 de junho como o final do ano fiscal. Isso também permitiu alterações no cronograma de denúncia de associados e pagamentos do clube. Até o rotariano mudou seu sistema de numeração de volumes para corresponder ao ano fiscal (começando com o vol. 5, julho de 1914).

O Rotary continuou a realizar suas convenções anuais em julho ou agosto até 1917. Os delegados do evento de 1916 em Cincinnati, Ohio, EUA, aprovaram uma resolução para realizar convenções futuras em junho, principalmente por causa do calor nas cidades onde a maioria delas ocorreu. O próximo foi realizado de 17 a 21 de junho em Atlanta, Geórgia.

O termo “ano rotário” tem sido usado para significar o período administrativo anual do Rotary desde pelo menos 1913. Um artigo do rotariano de julho observou que “o ano rotário que está chegando ao fim foi sinalizado por várias reuniões conjuntas de Clubes que estão tão situados que se reúnem de maneira fácil e conveniente. ”

Desde a decisão da comissão executiva em 1913, o final do ano rotário permaneceu em 30 de junho.

Photo em destaque por Eric Allix Rogers --->

Este edifício comercial compartilha seu arquiteto com a famosa Lake Point Tower, no centro da cidade. Era a matriz do American Hospital Supply Corporation. O Rotary International, uma importante organização global de serviços, comprou o prédio para sua sede em 1987. Uma exibição no lobby mostra o sucesso do Rotary em acabar com um banco em todo o mundo. Uma sala 711 é uma recriação do escritório onde ocorreu a primeira reunião do Rotary em Chicago, em 1905. O 17º e o 18º andares estão ligados por um átrio cheio de luz em homenagem a líderes e doadores do Rotary. A sala de conselho (equipada para interpretação simultânea) e o escritório do presidente controlam vistas deslumbrantes da lagoa e do horizonte.

Scroll to top