Conexão Rotary Programa Blog

Servir ao próximo é, antes de tudo, um ato de amor e sua prática deve ser estimulada desde a infância pelas famílias e durante o aprendizado escolar, como uma virtude a ser desenvolvida. Aliás, o voluntariado como ação organizada deveria ser disciplina da educação formal dos jovens.

Muitas pessoas de todas as classes sociais se comprometem e se voluntariam, pessoalmente e/ou através de organizações da sociedade, a serviço do bem comum e essa prática faz muito bem aos próprios voluntários e impactam positivamente as muitas e muitas vidas alcançadas por projetos de sustentabilidade e de inclusão social.

O Rotary é uma dessas importantes organizações e conta com uma multidão de associados – hoje, aproximadamente 1 milhão e trezentos mil – imbuídos do nobre propósito que é contribuir para um mundo melhor, mais fraterno, com mais qualidade de vida, inclusão social, equilíbrio, preservação ambiental e sustentabilidade para as futuras gerações.

Durante esta pandemia – COVID19 – que assolou o mundo, foi possível perceber a importância da tecnologia e das redes sociais diante do isolamento social. E, como toda crise é sinônimo de crescimento, este período crítico foi essencial para o desenvolvimento e criação do Conexão Rotary, um programa em língua portuguesa, com o objetivo de, como o nome diz, conectar Rotarianos de todas as partes e, através de entrevistas, compartilhar experiências e divulgar projetos que impactaram positivamente comunidades pelo mundo afora.

Entendíamos também que, no mundo globalizado, para além de conhecer as experiências exemplares dos entrevistados, o programa seria um instrumento de conscientização das pessoas para a importância do voluntariado a serviço do BEM e da coletividade.

A ideia ganhou corpo e o entusiasmo do Rotary Club Boca Raton (Flórida, USA) e, mais, contou com o inestimável apoio da Rádio Gazeta que nos deu o espaço midiático que necessitávamos para implantar o projeto.

Penso que atingimos o nosso objetivo – demonstrar que a união faz a força, que juntos somos mais fortes e que a fraternidade é essencial. E tem sido gratificante receber mensagens de pessoas que, tocadas pelo Conexão Rotary, se identificaram com perfil e estão se associando ao Clube em diversos lugares de diferentes países.

O CONEXÃO ROTARY acontece semanalmente às segundas-feiras e está alcançando muitos países você está convidado para fazer parte desta conexão.

Ligia Cabral Assunção Llanos
By Ligia Cabral Assunção Llanos

Ligia Cabral Assunção LLanos nasceu na cidade que tem o mais lindo pôr do sol do Alto Paulista “Adamantina”. Mudou-se para São Paulo e passou a adolescência em busca de sonhos que não cabiam na pequena cidade, fez teatro e dança e se tornou atriz. Ama ler e escrever.
Ela acha sua experiência de vida mais rica e interessante do que os anos que passou em bancos de escolas e campus universitários.
Em São Paulo, trabalhou no TRE e na Polícia Civil, além de ter seu próprio negócio, sempre dividindo seu tempo com trabalhos comunitários.
Mudou-se para a Flórida para realizar sonhos mais altos, fez especializações na área de saúde e beleza, e atualmente trabalha no Home Depot em Coconut Creek (Home Services Projects Specialist).
Membro do Rotary Club Boca Raton West, ela é a apresentadora do Programa Conexão Rotary. O objetivo do programa é trazer rotarianos espalhados ao redor do mundo que, por meio de entrevistas, compartilhem projetos que tocam vidas.