Esta semana conversamos com nossa companheira, Vania Amorim, Presidente do nosso clube na gestão 2020-2021, sobre sua iniciativa de trazer esse tema para nossa reunião do dia 14 de Janeiro de 2021. Vania já havia compartilhado sua história de doações de cabelo nesse artigo publicado anteriormente.  Mas desta vez ela nos trouxe informações ainda mais recentes de como essas doações funcionam no Brasil também.  Eis o seu relato:

Quando assisti um programa com mulheres em tratamento de câncer, gravou em minha mente o que uma delas disse:
“Além da dificuldade do tratamento, existe o sentimento de estar feia, sem cabelo”

Doei meu cabelo duas vezes e minha sobrinha na época um criança de 4-5 anos me olhava e perguntou algumas vezes a razão da mudança drástica do cabelão para o cabelo curto, expliquei a ela que ouvia com muita atenção.

Não demorou muito para ela iniciar suas doações de cabelo na escola onde estuda. Um dia disse pra sua mãe que doaria os cabelos sempre que pudesse para crianças com câncer, hoje Catarina Amorim com 10 anos já fez sua terceira doação. Sua prima, Jaqueline Ferreira hoje com 8 anos, seguindo os passos da Catarina já doou seus cabelos pela segunda vez e tem somente 8 anos de idade.

Nicholas Goodwin, meu filho de 13 anos também doou seus cabelos, até chorei no dia que ele fez o corte, ele ficava lindo de cabelos longos, mas a boa ação falou mais alto.

Minha alegria e orgulho dessas crianças é inexplicável.

Cabe a nós, os adultos dar o exemplo. Só falar não grava, o exemplo sim, fica marcado para as crianças, afinal elas são nossa esperança de um futuro mais acolhedor, mais nobre, mais humano!

Os cabelos foram doados em SP no Hospital da GRAACC – Combatendo e vencendo o câncer infantil

Agradecemos essa excelente iniciativa e esperamos que outras pessoas se sensibilizem e façam o mesmo.  Sabemos que em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, muitas pessoas estão evitando sair de suas casas para cortar o cabelo e essa é uma oportunidade para doar também.

Seguem links dos sites de algumas organizações que estão no top da lista como as melhores:

Wigs for Kids: https://www.wigsforkids.org/

Locks of Love: https://locksoflove.org/

Hair We Share: https://hairweshare.org/

Children with Hair Loss: http://www.childrenwithhairloss.us/

Nas fotos: Catarina Ferreira Amorim, Jaqueline Conte Ferreira e Nicholas A. Goodwin.  Durante a reunião, todos receberam o Certificado de Amigos do Rotary.  Parabéns