No Conexão Rotary desta 2a. feira, Ligia Assunção entrevistará Alzira Esteves Ayres Gomes de Mattos e Bernadete Zagonel.
Alzira Esteves Ayres Gomes de Mattos
Uma paulista que traz no sorriso e no olhar o mistério de ser feliz por escolher onde e a quem quer ajudar. Nasceu com a missão de servir, com o coração disposto e preparado aos desafios – o inatingível não faz parte de sua ideologia de vida.
Pedagoga e advogada trabalhista, conta sua história com detalhes, emocionando a quem tem curiosidade de ouvi-la. Estudou história da arte, história das religiões, museologia entre tantos cursos.
Teve funções admiráveis: Orientadora Educacional e Pedagógica voluntariou no Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social “CAMPS” (órgão dedicado a preparar jovens estagiários).
Mas foi no Rotaract entre 1971/1978 que se tornou, entre vários cargos, Presidente, então sua vida percorreu uma trajetória diferente.
Os sonhos envolventes em ver um mundo melhor levaram esta mulher de fibra a entrar, em 10 de março de 1995, juntamente com três outras amigas, para o Rotary Clube de Santos Oeste. Estas mulheres fizeram história numa época em que não havia adesões femininas em clubes Rotarianos.
Mencionar todos os projetos seria impossível, mas quero destacar o Construindo as Letras (Curso de alfabetização para operários de construção).
Entre tantos feitos que acompanhou e até liderou, ela se orgulha do projeto PROMUVI que foi abraçado pelo seu clube e onde foi criada a orquestra formada apenas por deficientes visuais.
Ela destaca também o Projeto “SOL Amigo das Crianças”, uma cartilha que ensina qual a hora apropriada para usufruir do sol.
Mas ZIZI, como é carinhosamente chamada pela família Rotariana, não se dedica apenas para o Rotary. Este vulcão em movimento, também é membro atuante do Clube Soroptimista a conhecida união que surgiu na Califórnia, também iniciada por uma presidente Mulher, Violet Richardson, em 1921. Eram 80 mulheres unidas, hoje, são mais de 95 mil mulheres espalhadas pelo mundo.
Em 1945, a brasileira Berta Luiz apresentou uma carta elaborada pela ONU contendo os Princípios Fundamentais dos Direitos entre Homens e Mulheres. O Clube Soroptimista se dedica, entre tantas missões, à luta contra a violência da mulher.
Anos depois de ser criado, no Brasil, o clube Soroptimista, evidentemente ZIZI faz parte de um projeto exclusivo deste clube “Bota a Boca no TROMBONE”.
Bernadete Zagonel
Doutora em Música pela Universidade Sorbonne (Université de Paris IV), tem em seu currículo 28 livros publicados na área de Educação Musical, entre eles um escolhido pelo Ministério da Educação no Brasil para integrar bibliotecas das escolas públicas,
Foi professora Titular da Universidade Federal do Paraná e da Escola de Música e Belas Artes do PR onde criou e implantou os Cursos de Graduação Musical.
Foi Presidente do Conselho de Curadores da UFPR (Fiscalização econômico-financeira). Ou seja, é uma mulher que coleciona tantas classificações e referências dignas de ser intitulada uma Doutora do Saber.
Bernadete é mulher destacável que leva créditos em muitas áreas.
Enfim, Bernadete Zagonel também se destacou e sempre foi respeitada pela sua energia e iniciativa em ajudar e participar de projetos dirigidos à Comunidade Rotariana. Sua carreira e sua missão em “servir” se mesclam trazendo leveza ao ambiente por onde passa. Quem já teve a oportunidade de ouvi-la ao piano fica extasiado com tanta perfeição ao tocar tanto músicas clássicas quanto popular brasileira. A poesia e seu talento são ouvidos através do mundo e segue encantando a todos.
No entanto, seus gestos leves ao dedilhar músicas famosas não tiram sua dedicação e decisão de encarar desafios mais intensos, como por exemplo, ser a primeira mulher eleita Presidente de um Rotary Clube de Curitiba, na gestão rotariana de 2009/2010, quando o clube completava 77 anos. Foi certamente intensa e a celebração foi inspiradora com esta vitória feminina.
No Brasil, Rotariana conhecida e destacada em vários cargos nos últimos 22 anos, de chegou a ser assistente de Governador por duas gestões e, também, participou da criação do selo comemorativo do clube em parceria com os Correios do Brasil.
Hoje, residente da Flórida, ela se tornou membro do Clube Boca Raton West, o que traz orgulho aos membros. Abraçou o projeto “Rotary in Concert” com o objetivo de arrecadar cestas básicas para a comunidade de Niterói, 06/06/2020. E em 19/12/2020, participou do Projeto Assistência para uma comunidade da periferia de Curitiba, que foi sucesso reconhecido e aplaudido por todos que tiveram a oportunidade de ouvir e ver. Se você ainda não teve esta oportunidade única, pode vislumbrar através do YOUTUBE.
Venha participar deste momento de Confraternização entre Mulheres.
Convidamos HOMENS E MULHERES.
TEM SORTEIO!