Evento: Conexão Rotary com José Antonio Spotti Lopes

Share:

When:

Venue:

Organizer

O Conexão Rotary desta segunda feira, 09 de agosto, estará recebendo em entrevista José Antonio Spotti Lopes, do Rotary Club de São José do Rio Preto Novo Cinquentenário.

José Antonio, desde muito cedo tem vivido para vencer obstáculos. Com problemas de visão decorrentes de uma anomalia rara – aniridia congênita — que consiste na má formação ou ausência completa da íris em ambos os olhos. Dono de uma força de vontade incomparável, superou todas as dificuldades não só no aprendizado, mas também em sua vida pessoal e profissional. Isto porque, não bastasse a doença congênita, aos 29 anos sofreu grave acidente que o levou a perder totalmente o olho esquerdo, circunstância que só foi superada por sua coragem, atitude e sede de vencer a mais este desafio que a vida lhe impôs.

Conta José Antonio que sempre teve o apoio fenomenal de seus pais Aristides Lopes e Cleide Lopes, rotarianos. Também, que sua esposa, Maria Luiza, sua filha Alexandra e seu neto Luca têm dado sentido a sua magnífica trajetória.

Ele graduou-se em engenharia civil, pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1981, com especialização nas áreas da engenharia de segurança e engenharia de avaliações. Com experiência em gerenciamento de obras e no ramo avaliações para o mercado imobiliário, tornou-se sócio representativo desde a fundação do Rotary Clube São José do Rio Preto Novo Cinquentenário, em 1986. Seu desempenho e atitudes trouxeram a presidência do clube que aos 33 anos, abraçou não só como desafio, mas como benefício, pois a gestão o capacitou a liderar, a persistir, a atingir metas sonhadas, observando a comunidade ao redor. Enfim, saiu da sua zona de conforto e descobriu a satisfação simples, mas profunda que uma ação positiva pode causar.

Aos 54 anos, o glaucoma já não podia ser controlado, as cirurgias já não ajudavam e, neste momento então, diz José Antônio que foi se conscientizando de que sua capacidade de continuar com esperança era real. Porém ele precisava de mais, não podia ficar ali esperando a vida passar e foi se envolvendo mais e mais nas atividades do seu clube e também foi procurando meios de capacitação. Conheceu então o instituto de cegos trabalhadores de sua cidade e decidiu tomar classes de braille, informática adaptada, terapia ocupacional, entre outros cursos.

No mundo existem mais de 39 milhões de pessoas com deficiências e, pensando nisso, relata José Antonio, decidiu que não se excluiria do mundo a sua volta. Ao contrário, iria encontrar meios de se ajudar e ajudar a outros, pois muitos deficientes não tem a disponibilidade e o acesso a ferramentas necessárias para mesmo com dificuldades continuarem suas atividades. Pensando nisso, ele e os companheiros do seu clube criaram um projeto sustentável.

Em 2015 nascia o Projeto Tecnologia Assistiva, que, com ajuda de um Subsídio Global, implementou um laboratório de transformação digital no instituto. Isso facilitou a capacitação e adaptação dos alunos e profissionais, desenvolvendo assim mais oportunidades de aprendizado e inclusão no mercado de trabalho.

Contando com esforços e recursos do clube de São José Rio Preto e dos Distritos 4480 e 5340, através do Rotary Club de Escondido Sunrise, dos Estados Unidos, e do patrocínio da Fundação Rotária do Rotary Internacional fizeram com que o projeto saísse do papel e alcançasse a dimensão sonhada por ele e companheiros.

A vida não é amena para quem possui alguma deficiência, porém José Antônio, hoje com 63 anos, nos faz lembrar que “poder e querer” podem andar paralelos quando encaramos os desafios como oportunidades de superação. Venha ver, ouvir e ser tocado por esta história de amor pessoal e de amor ao próximo.

Links para assistir ao vivo: https://ourcard.com.br/GazetaNews

Você está em outro país? Clique aqui para saber qual será seu horário local: https://www.starts-at.com/event/1813372630

Quer saber sobre outros eventos? Clique aqui.

When:

Venue

Organizer