Nesta Segunda feira, 04 de outubro, o Conexão Rotary, orgulhosamente apresenta, a futura astronauta brasileira ANDRESSA OJEDA. Uma mulher determinada e corajosa que tem conciliado os sonhos com muito estudo, determinação + comprometimento e atitude. Não temos dúvidas que seus objetivos serão alcançados.
Andressa conta que, ainda muito jovem, sonhava em se preparar para ser astronauta.
Convencida que seria a primeira mulher brasileira a conquistar essa façanha, ela viu a porta se abrindo quando surgiu a oportunidade de fazer intercâmbio através da ajuda dos Rotary Club de Loanda e o Rotary Club de Maringá (distrito 4630. Agarrou-se a esta chance e embarcou aos EUA com apenas 17 anos. Veio munida de muita fé e clareza em seus objetivos.
Deve ser enfatizado que o intercâmbio é possível para pessoas de 15 a 19 anos, os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo, para não dizer do “espaço”.
Andressa recentemente se tornou astronauta análoga pelo projeto brasileiro, Habitat Marte, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Quer saber mais?
Andressa Ojeda que, atualmente, tem somente 20 anos de idade, cursa o terceiro ano de Engenharia Aeroespacial na Embry-Riddle Aeronautical University.
Quando, aos 17 anos, Andressa foi aceita em um intercâmbio patrocinado pelos clubes Loanda e Maringá, cursou o terceiro ano da High School aqui nos EUA, colocou seus planos em prática participando de competições regionais e estaduais de robótica.
Teve aulas de astronomia e programação, fez uma simulação de treinamento de astronautas na NASA e conseguiu um estágio com um astrofísico da universidade de Harvard para trabalhar com foguetes de alta-propulsão e satélites/CubeSats.
Aos 18 anos, no final de seu intercâmbio, Andressa havia sido aceita em 5 universidades norte-americanas para o curso de Engenharia Aeroespacial. Optou pela Embry-Riddle Aeronautical University (maior e mais antiga universidade especializada em aviação, aeroespacial e aeronáutica, onde 11 astronautas se graduaram).
Lá fez pesquisas de iniciação científica em seu primeiro ano, participou de projetos para competições internacionais de robótica da NASA, ganhou um voo de pesquisa em microgravidade pela ZERO-G (Zero Gravity Corporation) ao lado de cientistas da NASA e da Agência Espacial Japonesa (JAXA).
Foi a primeira mulher brasileira a participar de um projeto de pesquisa e treinamento para voos suborbitais e faz parte de projetos de foguetemodelismo, propulsão e motores de foguetes, entre outros. Andressa também ganhou uma tour VIP na SpaceX, com aprovação direta de Elon Musk.
Andressa é um exemplo para todo jovem que tem um sonho que pode parecer impossível. Ela diz que vale a pena buscar os meios de levar você ao encontro das realizações.
Não temos dúvidas que seus objetivos serão alcançados. O intercâmbio permite que jovens se tornem cidadãos globais. Continue fazendo parte desta conexão, a cada nova segunda feira um novo aprendizado. Até lá…
Links para assistir ao vivo: https://ourcard.com.br/GazetaNews
Você está em outro país? Clique aqui para saber qual será seu horário local: https://www.starts-at.com/event/1813372630
Quer saber sobre outros eventos? Clique aqui.