Evento: Conexão Rotary com Fernanda Bianchini

05-09-22 - Conexão Rotary

Share:

When:

Venue:

Organizer

Segunda-feira, 09 de maio, ainda no espírito de celebração do Dia das Mães, o Conexão Rotary tem orgulho de entrevistar FERNANDA BIANCHINI, mulher admirável e muito conhecida, que vê no voluntariado um importante instrumento para a inclusão de deficientes visuais no mundo da dança – um grande desafio para ela, Fernanda, que decidiu dedicar-se a essas pessoas especiais na certeza de que para além dos olhos, é possível enxergar com o coração e alimentar a alma através da dança.

Mãe de Maurice, Thiago e Beatriz, Fernanda Bianchini é empresária, palestrante, fisioterapeuta, bailarina, fundadora da Associação que leva seu nome e presidente da Cia. Ballet de Cegos – única companhia de ballet profissional no mundo formada por deficientes visuais, desde sua criação, em 1995. Premiada diversas vezes ao longo desses 26 anos pela aplicação do Método Fernanda Bianchini, incluindo o prêmio Juscelino Kubitschek, em 2015.

Embaixadora da Liderança Evolutiva Líder HD…,l Bianchini tem sido protagonista em muitas histórias, palestras, entrevistas, programas de TV, reportagens, viagens e venceu muitos desafios ao longo desses 27 anos de atividades voltadas aos portadores de deficiências.

Fernanda Bianchini cresceu tendo em seus pais o exemplo maior do voluntariado e da determinação que regem sua vida. Ela relata que seus pais lhe ensinaram que “não se deve dizer não aos desafios, pois é enfrentando os desafios que apreendemos lições únicas para nossas vidas”.

Assim é que Fernanda, com seu método pioneiro de ensino da técnica do ballet clássico a deficientes, tem compartilhado arte, graça e beleza através do ballet reconhecido mundialmente, cujo aprendizado se inicia no toque e permite a prática de diversas modalidades de dança, trazendo aos alunos a melhora postural, sensorial, espacial, ganhos com a autoestima, desenvolvendo a autoconfiança e dissolvendo preconceitos.

A Associação Fernanda Bianchini cumpre seu propósito dando oportunidades iguais para todas as pessoas com e sem deficiência, que queiram aprender as técnicas da dança e das artes através do toque e da percepção corporal. São milhares de vidas transformadas todos os dias e inúmeros desafios sendo enfrentados e superados. A metodologia foi se modificando, hoje se ensina a distância e presencialmente, descobrindo novos talentos e realizando sonhos de dançar, atuar e cantar. Através das aulas on-line, o método alcança lugares inimagináveis no Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Polônia.

A inclusão por meio da dança tornou-se tão profícua, que além do ballet clássico, a Associação Fernanda Bianchini passou a oferecer várias outras atividades – fisioterapia, condicionamento físico e pilates – para crianças, a partir de três anos, adolescentes e adultos, inclusive idosos, portadores de deficiência física, motora, intelectual e síndromes diversas, bem como para os pais, funcionários e voluntários, além de diversos cursos, palestras e oficinas de qualificação e temas variados.

A visão de Fernanda através seu amor multiplica-se através de sua equipe de voluntários, beneficiando mais de 400 pessoas (a partir dos 3 anos à terceira idade), assim distribuídos: ▪ 60% para alunos deficientes visuais; ▪ 30% para alunos com outros tipos de deficiências (auditiva, motora, intelectual ou mental); ▪ 10% para pessoas sem deficiência, que podem ser de baixa renda ou alunos pagantes que queiram exercitar a inclusão às avessas.

Atualmente, compõem a equipe de voluntários: 5 fisioterapeutas e 21 professores de diversas modalidades, entre eles, os deficientes visuais Marcela Trevisane, Gabriel Domingues, Geyza Pereira da Silva e Verônica Batista, estas duas últimas formadas na própria entidade, que se revezam na programação semanal das aulas oferecidas aos alunos, divididos em grupos por modalidades de aprendizado, segundo os critérios do estatuto da entidade.

Entre as modalidades artísticas, a escola oferece cursos gratuitos de ballet clássico e contemporâneo, sapateado, dança de salão, dança do ventre, danças inclusivas, ioga, aulas de canto e musicalização, piano, violão, violino e teatro. Exercícios de Pilates e Fisioterapia fazem parte da programação semanal de atividades, com a finalidade de promover saúde e bem-estar aos bailarinos. Essas aulas são abertas tantos aos familiares quanto a qualquer pessoa que queira ingressar nos grupos.

Certamente você – mãe, irmã, filha, esposa, amiga – será contagiada pela vida de excelência e pelo voluntariado exemplar de Fernanda Bianchini – mulher plena de beleza, de conhecimento e de amor ao próximo.

Bem-vindos, todos, a mais esta Conexão!

Links para assistir ao vivo: https://ourcard.com.br/GazetaNews

Você está em outro país? Clique aqui para saber qual será seu horário local: https://dateful.com/eventlink/2307127486

Quer saber sobre outros eventos? Clique aqui.

When:

Venue

Organizer