Evento: Conexão Rotary com Roberto M. Watanabe

When:

Venue:

Organizer

Nesta Segunda-Feira dia 17, o Conexão Rotary traz em entrevista o Engenheiro ROBERTO MASSARU WATANABE, que participou do Projeto Tucuruí ocupando o cargo de Coordenador Técnico no Sistema de Transmissão Associado à UHE de Tucuruí. Especializou-se em Recursos Hídricos e participou de obras de porte, nesta área, como o Sistema Cantareira de Abastecimento de Água da Grande São Paulo. Participou também do projeto das grandes hidrelétricas brasileiras tendo iniciado as suas atividades profissionais no projeto da Hidrelétrica de Jupiá no rio Paraná. Com currículo extenso, sua experiência profissional é admirável e inclui sua participação como corpo docente do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança na Engenharia Mecânica da UNICAMP, por 19 anos, onde adquiriu expressivo conhecimento em didática, experiência que o notabilizou, inclusive, em sua brilhante caminhada na família rotária e nas muitas das palestras proferidas em Rotary Clubs e instituições relacionadas como Rotaract, Interact e Casas da Amizade, bem como em reuniões ordinárias, Assembleias e Conferências Distritais.

Você certamente deseja saber mais sobre este Ser Humano de excelência. Então clique aqui…

Roberto Massaru Watanabe conta que, entre suas atividades profissionais, esteve à frente do Laboratório de Construção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, instituição de renome mundial, desenvolvendo inúmeras pesquisas sobre a segurança e a salubridade dos edifícios brasileiros. Estas experiências facilitaram a continuidade do serviço comunitário que iniciou ainda quando menino, aos 13 anos. O exemplo veio de seu do pai que dizia: “A boa vida que temos é graças à comunidade que adquire nossos produtos e serviços e é por isso que devemos retribuir e agradecer à comunidade na forma de Serviços Voluntários”. Ele tomou este exemplo e o transformou em projeto de vida, participando intensamente de trabalhos voluntários colaborando com igrejas, Sociedades Amigos de Bairros, associações comerciais e associações profissionais, dedicando cerca de 4 horas semanais ao voluntariado.

Roberto menciona que a convite, ministrou uma palestra sobre o Sistema Elétrico Nacional, durante uma reunião ordinária do Rotary Club de São Paulo – Tatuapé, na noite do dia 12 de janeiro de 1.993, e foi assim que o iniciou a trajetória rotariana, lembrando que não hesitou em aceitar o convite já que era conhecido, excelente profissional e residia no Tatuapé.

Watanabe relata que tem sido gratificante liderar palestras também em outras entidades e eventos não só no Rotary como também em outras entidades, à exemplo do Lions Internacional, em reuniões brancas de lojas Maçônicas, igrejas, associações comerciais e, principalmente, em entidades ligadas à construção como Sindicatos e Associações de Arquitetos e de Engenheiros.

Roberto aponta que os associados devem aproveitar a oportunidade ao serem empossados aos clubes, devendo oferecer suas capacidades em várias áreas e colocar à disposição do Rotary experiências que certamente ajudarão seus clubes e sócios, além da comunidade. Foi o que ocorreu logo depois de sua posse, eis que já nos primeiros meses, vários clubes da região leste da Capital o convidaram para proferir palestras sobre a Segurança, Saúde e a Habitabilidade das Edificações, tema pouco explorado no Brasil que acolheu populações de diversas regiões do mundo que, migrados, construíram seus “abrigos” na mesma forma que faziam há milhares de anos em suas localidades de origens, empregando estilos, formas e materiais muitas vezes inadequados para as condições climáticas e geológicas brasileiras o que resultou em casas com condição habitacional insalubre, até nos dias de hoje.

Entre seus muitos e notáveis feitos, participou de missões Distritais e manteve por 7 anos o site do Distrito 4430, com BOX para discussões sobre os modus operandi de reuniões e eventos de Rotary Clubs, apresentando uma vasta literatura que colocava à disposição dos clubes na forma pioneira de downloads, fazendo sucesso não apenas nos distritos da região de São Paulo como também no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso.

Ainda no lastro de sua expertise em estruturação e organização de grandes equipes, foi convidado pela Prefeitura do Município de São Paulo para comandar na qualidade de Subprefeito a Subprefeitura de Itaquera – uma comunidade na Zona Leste de São Paulo, com uma população de 520.000 habitantes, 6.000 servidores públicos, 61 escolas municipais, 29 Unidades Básicas de Saúde e 1 grande Hospital.

Destaca-se a sua atuação em 6 eventos de porte com exposição e palestras sobre a Operação Urbana Consorciada Rio Verde-Jacu, aprovada pela Lei nº 13.872, de 12 de julho de 2.004, voltadas para públicos específicos, sendo uma destas palestras proferida na língua japonesa já que boa parte dos moradores do bairro Colônia, em Itaquera, eram de origem japonesa. Este relato se faz necessário pois Roberto Watanabe, este líder espontâneo, com sua transparência de vida profissional e de nobre rotariano, atende à recomendação da terceira via do Objetivo do Rotary, qual seja, Promover a melhoria da comunidade pela Conduta Exemplar na sua Vida Pública e Privada e que somente o trabalho pensado, articulado em equipe e realizado na comunidade produz resultados efetivos na melhoria da qualidade de vida de uma população.

Acrescente-se que tendo conquistado o título de Engenheiro Civil, pela Universidade de São Paulo – USP, que é pública, bem como toda a sua formação educacional (Primário, Ginásio e Colegial) em escolas públicas, se sentia, e ainda sente, na obrigação de retribuir à comunidade a existência e a manutenção destas instituições de ensino.

Será uma experiência gratificante ver e ouvir este excelente profissional da Engenharia e magnânimo Ser humano, que nos estimula com exemplos de compromisso e determinação, transformando métodos e criando ferramentas novas de auxílio ao seu clube e a tantos outros feitos e inovações que lhe garantiram admiração por onde passou e passa. Certamente será um encontro marcante.

Venha mais uma vez ser meu convidado especial.

Links para assistir ao vivo: https://ourcard.com.br/GazetaNews

Você está em outro país? Clique aqui para saber qual será seu horário local: https://www.starts-at.com/event/1813372630

Quer saber sobre outros eventos? Clique aqui.

When:

Venue

Organizer