O Início do Rotary por Aloysio Vasconcellos (V)

Ontem tivemos um bate papo super agradável com nosso Presidente Eleito para a Gestão 2022/2023, Aloysio Vasconcellos.

Eis um resumo da palestra sobre o início do Rotary Internacional:

“Fundado em 23 de fevereiro de 1905, sob o nome de Rotary Club of Chicago, portanto ora completando 116 anos, nossa organização foi fundada por Paul Harris, um advogado do Estado de Illinois, portador de ampla visão comunitária, iniciando assim a construção de uma vasta instituição, de atuação efetiva global, sempre mantendo a determinação de agregar profissionais liberais e assemelhados, voluntariamente determinados a, de forma livre e respeitosa, debater ideias e fatos relevantes à vida em sociedade.

Não foi limitado, pois, o brilhante e generoso pensamento de nosso Fundador. Certamente nunca imaginou que sua semente sobreviveria e até se expandiria,da forma e na sequência histórica da Humanidade, mesmo sendo pouco depois ameaçada, quase em sua essência, por dois grandes conflitos mundiais, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, quando minimamente, para ilustrarmos nossos comentários, tivemos que decidir entre abraçarmos novos caminhos e ideias abertas e democráticas, na busca naturalmente constante pela dinamização de nossas ações, ou submetermo-nos aqueles que se prestam ao incentivo e práticas imorais e desumanas, buscando atingir e dominar os corações e mentes das grandes massas, para seu benefício material e preponderância de ideologias que melhor se encaixem nos seus interesses e aspirações pessoais.

No pano de fundo, o eterno confronto entre o Bem e o Mal, aproveitadores e construtores de um amanhã sempre mais justo e solidário.
E é neste ponto que se faz sentir, cada dia mais e mais, a importância dos princípios determinados e democraticamente debatidos por Paul Harris e seus grupos de encontros.

O crescimento e expansão do Clube foi amplo e surpreendente. Somente contando com 16 anos, após sua fundação, o Rotary já contava com presença em seis continentes. Seus membros, reconhecidos como pessoas do Bem e dispostos a defender seus princípios, em muitos casos sobrepondo-os à própria Vida, conforme destacaram-se, principalmente, algumas figuras proeminentes de sua História, na Europa nazista e fascista, para apenas falarmos em cenários mais próximos, e importantes, de conhecimento geral.

Os esforços Rotarianos, através de seus expoentes e pensadores, foram notabilizados no incessante e determinado empenho, a nível internacional, visando a formação de uma instituição que abrigasse e incentivasse o debate entre nações, levando à concórdia e ao entendimento entre os povos. A oportunidade de contribuição nos primeiros passos da estruturação da Organização das Nações Unidas (ONU) nos foi presenteada, certamente, pelo reconhecimento à intensa dedicação Rotariana a seus ideais. Por via de consequência, desde a fundação da ONU, o Rotary tem estado presente em diversos programas, variando de ações práticas e pontuais, até a provisão de aconselhamento em diversas ações públicas.

Mas Paul Harris, seus ensinamentos e atitudes sobressaíram-se ao deixar claro que as ações Rotarianas seriam dinâmicas e constantes, que não deveriam estacionar, nem abrandar, apenas buscando bons e convenientes resultados para a imagem do Clube, seus membros e patrocinadores, e que suas Verdades deveriam ser universais, a todos e todas abrangendo, porém alertando que o serviço Rotariano não se encerra numa ou noutra ação benéfica, privilegiando um ou mais grupos humanos. Neste sentido ensinou-nos que : ” Não importa o que, individualmente, pensemos do Rotary, pois para o mundo seremos julgados pelos resultados que atingimos ” . E esse trabalho é constante e necessário . E o conselho tem sido cumprido. Hoje gozamos, enquanto Rotary Club, de respeito e reconhecimento, onde quer que nossas flâmulas, escudos e cores pairem ou sejam expostos. Orgulhosamente sabemos constituirmos um grupo de 1.2 milhões de pessoas, hospedados em 220 países, num total de 36.418 clubes ao redor do mundo.

No Brasil , oficialmente, desde os anos 1920, foi em São Paulo que o Rotary fundou e acreditou o Colégio Rio Branco, hoje também Faculdades, que trouxe para o Brasil modernas técnicas de ensino e pedagógicas. Baseado no Bairro Higienópolis ( então afastado do grande centro), sedimentou seus trabalhos em técnicas e metodologias avançadas de ensino, naturalmente tornando-se modelo padrão de outras escolas no Brasil,

O nosso Rotary Club of Boca Raton West , fundado em 2008, também é caracterizado por uma forte experiência Rotariana, seguindo o período de internacionalização porque vem passando o mundo, principalmente após os anos 1980. Atendendo à ansiedade emigrante de compartilhar em ambiente próprio e peculiar, mas também sempre contribuindo para o bem estar geral das comunidades hospedeiras, mantemos viva nossa língua materna — o português—, em nossas reuniões, além de maneirismos próprios de nossa cultura; sem prejuízo, entretanto, ao respeito de processo visando a integração democrática e respeitosa aos valores culturais e locais.

Este é um pequeno resumo de quem somos e o que pretendemos alcançar, nesta tarefa hercúlea de evoluirmos harmoniosamente com todos aqueles (as)
que juntamente compartilhem conosco os presentes divinos , pautados pelo Teste Rotariano: a Prova Quádrupla:

Is it the TRUTH ?
Is it FAIR to all concerned ?
Will it build GOODWILL and BETTER FRIENDSHIPS?
Will it be BENEFICIAL to all concerned ?

Ou seja:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?”

 

Fundadores:
Primeira reunião no escritório do Gustavus Loehr: