Palestra sobre a Língua Portuguesa

A Oxford Institute, empresa do Grupo Oxford, juntamente com o Rotary Club Boca Raton West, promoveu uma palestra sobre a nossa Língua Portuguesa no dia 2 de abril na West Boca Branch Library ministrada pelo Josias Bezerra da Silva.

Em relatório de março de 2013, o Departamento de Comércio do Estados Unidos recomendou, por ordem de importância, a necessidade do ensino das seguintes línguas: Mandarim, Árabe, Português, Espanhol, Russo, Japonês, Coreano e Vietnamita.

De acordo com a MLA (Modern Language Association), havia, em 2009, 26 universidades ensinando a língua portuguesa nos Estados Unidos.

O crescimento pela procura em diferentes cursos e programas em faculdades e universidades americanas, envolvendo o idioma e a cultura luso-brasileira tem se multiplicado desde então.

O objetivo desta pesquisa é iniciar mapeamento da influência de nossa língua e cultura nos Estados Unidos .

Prioridade nas intenções do governo
Demanda do mercado para a lingua portuguesa
Dados do senso americano sobre a língua portuguesa
A língua portuguesa nas Universidades Americanas
Iniciativa da comunidade brasileira e portuguesa na divulgação da língua e cultura luso-brasileira

Houve também a participação da Fundação VFP Vamos Falar Portugues, onde a coordenadora e Professora Tatiana Castro apresentou o programa, os benefícios e a procura crescente por alunos que não são de pais brasileiros a cada dia mostrando mais interesse nas aulas de português e enfrentam uma fila hoje de espera de 150 crianças para se juntarem ao programa.