Setembro Amarelo – Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Nós conversamos com nossa companheira Lucia Darzi Notare que na reunião do dia 27 de Agosto falou sobre o Reconhecimento e Prevenção do Suicídio, e pedimos que ela nos desse um resumo da palestra que consta do vídeo abaixo.  Eis o que ela gentilmente nos enviou:

No início do mês de agosto, fui convidada pela atual Presidente do Rotary Club Boca Rato West Vania Amorim, do qual sou membro desde 20 de agosto de 2015, a proferir uma palestra sobre suicídio. Confesso que fiquei bastante feliz não só pelo convite mas pelo tema em si pois é algo que sempre me preocupa e me comove. Espero poder ter atendido a expectativa de todos e poder continuar colaborando, ajudando sempre aqueles que se encontram em apuros e necessitados de ajuda.

Lucia é membro do nosso clube desde 2015.  Carioca, Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Psicoterapeuta Clínica e Master Coach com formação em Programação Neurolinguística.  É dela o parecer que segue abaixo:

Suicídio é a morte da esperança, é o sinal que algumas pessoas nos dão de que a vida não tem mais sentido.
O suicídio é a expressão da dor, do desespero, da desesperança, é a forma mais radical de lidar com o sofrimento.
A pessoa que busca colocar fim na própria vida, na realidade está apenas tentando cessar o sofrimento.
Causas: existem diversas causas mas uma da mais principais é a depressão que hoje é considerada como a doença do século. Problemas como drogas, álcool, situação financeira, quebra de relacionamentos, dores e doenças crônicas entre outras também devem ser observadas com atenção.
Sobre a depressão, devemos observar com cuidado os sintomas como tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo e baixa auto-estima.
As formas mais eficazes de reduzir o número de suicídios indicam medidas para dificultar o acesso a produtos ou qualquer coisa que induza ao ato em si, tais como restrições ao livre de pesticidas, armas de fogo, remédios, etc.  Eu particularmente acho que uma forma que pode ser bem eficaz, é observarmos as pessoas que estão à nossa volta, nos preocuparmos mais com o outro e verificando quaisquer sinais diferentes na conduta conversar com a pessoa convencendo-a a buscar ajuda de profissionais qualificados. Principalmente no caso de crianças e adolescentes a atenção dos pais é fundamental já que o suicídio na faixa etária de 10 a 19 anos vem aumentando drasticamente nos últimos anos, sendo a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para acidentes de trânsito.
Infelizmente, o suicídio ainda é um tabu nas nossas sociedades, até falar sobre esse assunto causa dor e constrangimentos. Precisamos mudar esse cenário, precisamos falar mais sobre o assunto, desmistificando, alertando a todos que esse mal pode ser evitado, combatendo o preconceito,buscando esclarecimentos sobre a questão, entendendo que que não é vergonha e nem sinal de fracasso, levando as pessoas a se conscientizarem da necessidade de buscar ajuda.
Lembramos sempre que qualquer tentativa de suicídio é um pedido de socorro.
Continuem assistindo nossas reuniões - todas as 5as. feiras a partir das 7 da noite.  Nossos eventos são publicados regularmente na seção de Eventos do Facebook:  https://www.facebook.com/RotaryBocaRatonWest/events/ ou no nosso site, na seção Calendários: https://www.rotarybocaratonwest.org/calendar/.
Quer entrar em contato conosco? Aponte para: https://www.rotarybocaratonwest.org/fale-conosco/ e mande sua mensagem.
Scroll to top